quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

OPERAÇÃO PRENDE ESPECIALIZADOS EM ROUBAR PICAPES DE LUXO NO CEARÁ E EM OUTROS ESTADOS


Operação prende especializados em roubar picapes de luxo no Ceará e em outros estados /PCCE

Uma megaoperação coordenada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), com apoio das polícias do Ceará, Mato Grosso do Sul e Goiás, desmantelou nesta quinta-feira (13) uma organização criminosa especializada em furtos de caminhonetes Toyota Hilux e SW4, veículos de alto luxo usados para financiar o tráfico internacional de drogas.


A ação, que também ocorreu em Fortaleza, resultou em 26 mandados de prisão (13 preventivas e 13 temporárias), 32 buscas e apreensões e o bloqueio de R$ 7 milhões em contas bancárias ligadas ao grupo.


A organização atuava em quatro estados e possuía ramificações internacionais. As caminhonetes furtadas no DF eram adulteradas, ocultadas e transportadas para regiões de fronteira com Bolívia e Paraguai, onde eram trocadas por grandes carregamentos de drogas. Parte dos veículos também era desmanchada para venda ilegal de peças ou inserida no mercado clandestino.


O grupo tinha estrutura complexa, dividida em núcleos estratégico, operacional, logístico e financeiro, com funções específicas. Chefes do esquema, vinculadas ao Comando Vermelho, coordenavam desde o planejamento dos furtos — incluindo equipamentos para burlar sistemas de segurança — até a lavagem de dinheiro.


Em Fortaleza, os alvos da operação foram levados ao Departamento de Polícia Judiciária Especializada (Delegacia de Roubo e Furto de Veículo e Carga). A cooperação com a Polícia Civil do Ceará foi essencial para rastrear integrantes do núcleo logístico, responsável pelo transporte interestadual dos veículos.


“A organização se retroalimentava do crime. O lucro das drogas era reinvestido em novos furtos, criando um ciclo de violência e ilegalidade”, destacou a Polícia Civil do Distrito Federal, em nota. A investigação começou após um aumento exponencial de roubos de picapes de luxo, todas da mesma marca e modelo, o que indicava ação especializada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SANTA QUITÉRIA: DEFESA DE BRAGUINHA SE MANIFESTA APÓS DECISÃO DO JUIZ DA 54° ZONA ELEITORAL.

A defesa do prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, o Braguinha, se manifestou nesta quarta-feira (7) sobre a decisão da Ju...