quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

PROJETO PERMITE CANCELAMENTO DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PELA INTERNET, PARA VIRAR LEI A PROPOSTA PRECISA SER APROVADA POR DEPUTADOS E SENADORES


Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Rodrigo Valadares (UNIÃO - SE) Rodrigo Valadares é o autor da proposta

O Projeto de Lei 4055/24 permite que o cancelamento da contribuição sindical seja feito por meio de plataformas digitais. O projeto insere a medida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


A solicitação será realizada em aplicativos oficiais do governo, como o “gov.br”, ou de empresas privadas, além de plataformas sindicais. Para fazer o pedido, o trabalhador deverá autenticar sua identidade digitalmente.


Para o autor, deputado Rodrigo Valadares (União-SE), a proposta visa adaptar a administração sindical às novas tecnologias, "facilitando a comunicação com os trabalhadores e permitindo um controle mais eficiente e transparente dos pedidos de cancelamento, evitando que os trabalhadores tenham que ficar em filas em sindicatos para cancelar a cobrança".


Pela proposta, os sindicatos terão dez dias para atender ao pedido, do contrário o cancelamento do desconto da contribuição sindical será automático.


O texto também determina que os sindicatos guardem os pedidos recebidos, seja por meio digital ou físico, pelo prazo mínimo de cinco anos.


PRIMEIROS PASSOS:


A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada por deputados e senadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JUSTIÇA ELEITORAL JULGA IMPROCEDENTE AÇÃO QUE PEDIA CASSAÇÃO DE OSCAR RODRIGUES E IMACULADA EM SOBRAL

  A Justiça Eleitoral decidiu, nesta quarta-feira, 30 de abril de 2025, pela improcedência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE)...