No dia 1° de Abril de 1971, por volta das 17h00, acontecia um fato que iria marcar a história da Cidade de Nova Russas que fica localizada na Região Norte do Estado do Ceará Sertões de Crateús . Em meio uma forte chuva ouviou-se um grande e estrondoso barulho, era a torre da igreja Matriz que havia naquele momento desmoronado .
De acordo com os fatos contados por pessoas da época a tragédia infelizmente deixou 3 crianças soterradas nos escombros de caliça e tijolos que no exato momento brincavam despreocupadamente no local.
De acordo com relatos uma das crianças saiu com vida, após 3 horas debaixo das ruínas, muitas são as histórias contadas sobre esse episódio, mas o que se sabe é que foi um dos fatos históricos que abalou a Cidade de Nova Russas naquela época.
Em tempos difíceis por causa da seca que assolava o sertão do Nordeste, as dificuldades e escassez não desanimaram o povo a reerguer a torre da igreja Matriz, as dificuldades sociais e econômicas que sofriam a população na época não foi empecilho para que o povo do Município de Nova Russas se unissem no sentido de reconstruir a torre da matriz.
O primeiro pedreiro a reconstruir a torre foi o Sr. Antônio Constâncio e o primeiro servente foi Joaquim Casimiro. Assim, hoje a torre é o cartão postal de visitas da Cidade, e outras construções posteriores são um marco e referência na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário