O deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério das Comunicações após o pedido de demissão do correligionário Juscelino Filho.
Juscelino foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em meio a uma investigação envolvendo suposto desvio de emendas parlamentares.
Pedro Lucas tem 45 anos, nasceu em São Luís (MA) e é administrador. Ele está em seu segundo mandato como deputado federal e começou a carreira política como vereador em São Luís, pelo PTB (2012-2019).
Em 2017, Pedro Lucas assumiu a presidência da Agência Executiva Metropolitana, por indicação do então governador do Maranhão Flávio Dino, de quem é aliado.
O parlamentar é filho de Pedro Fernandes, que foi deputado federal de 1999 a 2019, e hoje é prefeito de Arame (MA), cidade que o reelegeu em 2024.
O deputado tem base em diferentes localidades do Maranhão, com bons índices de votos na capital e no interior. Seu irmão, Paulo Casé Fernandes, é Secretário do Desenvolvimento Social do atual governador Carlos Brandão (PSB).
A irmã de Pedro Lucas, Lena Carolina Andrade Fernandes Ribeiro, é superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, um cargo do governo federal.
Além de líder do União Brasil, Pedro Lucas foi líder do PTB de 2019 a 2021 e tinha relação próxima com o então presidente da Câmara Rodrigo Maia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário