sexta-feira, 2 de maio de 2025

EX-FUNCIONÁRIA FANTASMA VAI FISCALIZAR AS CONTAS PÚBLICA DA PARAÍBA.

 


Alanna Camilla Santos Galdino Vieira, filha do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Republicanos), foi empossada como conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) em 1º de maio de 2025. Sua nomeação gerou controvérsias devido a alegações de que ela teria sido funcionária fantasma na Secretaria de Planejamento do Estado entre 2012 e 2025, período em que recebeu aproximadamente R$ 646 mil em salários e benefícios sem comprovação de efetivo exercício das funções.  


Auditorias do próprio TCE-PB indicaram que não há registros de presença, documentos ou comunicações de trabalho atribuídas a Alanna durante seu período na secretaria. Além disso, funcionários da repartição afirmaram não conhecê-la ou ter conhecimento de atividades por ela realizadas.  


O Ministério Público de Contas da Paraíba recomendou a suspensão da nomeação de Alanna e a devolução dos valores recebidos, apontando indícios de improbidade administrativa e possível nepotismo, já que sua indicação ao cargo de conselheira foi feita pelo pai.  


Apesar das contestações, o plenário do TCE-PB formou maioria para declarar a legalidade da nomeação de Alanna, embora o julgamento tenha sido adiado após pedido de vista do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio França.  


Alanna, que é bacharel em direito e estudante de medicina, afirmou em seu discurso de posse que enfrentou ataques desprovidos de veracidade e destacou a importância de sua nomeação como marco na igualdade de gênero, sendo a primeira mulher a assumir o cargo de conselheira na Paraíba. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CHAMINÉ QUE ANUNCIARÁ NOVO PAPA NO CONCLAVE É INSTALADA NO TELHADO NA CAPELA SISTINA.

 Cinco dias antes do início do conclave, os bombeiros instalaram, nesta sexta-feira (2), chaminé no topo da Capela Sistina de onde sairá a t...