O INSS vai começar a notificar os lesados pelas fraudes a partir da próxima terça-feira, dia 13. O contato será feito exclusivamente pelo aplicativo "Meu INSS" e pela central de atendimento 1-3-5.
A informação foi confirmada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, durante entrevista coletiva sobre a Operação Sem Desconto. A partir dessas informações, o associado irá reconhecer se, de fato, autorizou a cobrança, ou se é o caso de alguma fraude.
O INSS reforçou que não será necessário incluir documentos ou comprovantes na plataforma. Em caso de desconto não autorizado, o próprio INSS vai gerar uma cobrança para a associação.
A entidade vai ter 15 dias úteis para provar que o desconto foi mesmo autorizado pelo beneficiário. Se não houver essa comprovação, a associação vai ter mais 15 dias úteis para devolver o dinheiro.
O pagamento deverá ser feito por depósito ao INSS, que vai repassar o dinheiro para a agência bancária em que a pessoa recebe a pensão ou aposentadoria. Se a associação não comprovar a autorização do desconto nem devolver o dinheiro, a Advocacia-Geral da União vai cobrar na Justiça o dinheiro desviado.
O governo ainda não definiu de onde sairão os recursos para pagar aposentados e pensionistas lesados pelos desvios de mais de 6 bilhões de reais. Como precaução, a A-G-U pediu na Justiça o bloqueio de dois bilhões e meio de reais das 12 entidades apontadas nas investigações.
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