quarta-feira, 21 de maio de 2025

SENADO AVANÇA COM PEC PELO FIM DA REELEIÇÃO PARA O CARGO NO EXECUTIVO


A comissão de constituição e justiça do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (21), a PEC que propõe mudanças significativas no sistema eleitoral brasileiro. Entre os principais pontos da proposta, está o fim da reeleição para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos. 


Além disso, o texto estabelece a unificação das eleições municípais e gerais, com mandatos de cinco anos para todos os cargos do Executivo e legislativo, com exceção dos senadores, cujo mandato passaria a ser de dez anos. As mudanças, no entanto, seriam implementadas de forma gradual, respeitando os mandatos já em curso. 


A PEC é de autoria do senador Jorge kajuru (PSB-GO) e foi aprovada na comissão por votação simbólica  - ou seja , sem registro de votos contrários. Agora, o texto segue para análise do Senado. Caso seja aprovada, ainda precisará passar pela a Câmara dos Deputados antes de seguir para a sanção presidencial. 


Se confirmadas, as alterações devem provocar uma reconfiguração no calendário eleitoral e no modo como os mandatos são conduzidos no país, encerrando a possibilidade de reeleição que vigora desde 1997.

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRAGUINHA TEM MANDATO CASSADO POR UNANIMIDADE

Nesta terça-feira, 01 de julho, o TRE decidiu, por unanimidade, manter a cassação do prefeito José Braga Barrozo e do vice por envolvimento ...