segunda-feira, 14 de abril de 2025

MINISTROS DO (STF) COBRAM GOVERNO LULA PARA RETIRAR ASSINATURAS DA BASE PELA ANISTIA

 


Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm manifestado preocupação com propostas de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Eles alertam que tais iniciativas podem ser consideradas inconstitucionais e, portanto, anuladas pela Corte. 


Durante o Fórum Jurídico de Lisboa, o ministro Alexandre de Moraes enfatizou que a Constituição Federal é quem define a admissibilidade de anistias, e cabe ao STF interpretá-la. Ele afirmou que o Judiciário dará a palavra final sobre qualquer proposta de anistia relacionada aos eventos de 8 de janeiro.  


Além disso, em reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros do STF expressaram preocupações sobre a segurança institucional e a necessidade de uma resposta firme aos ataques à democracia. Eles consideram que propostas de anistia podem enfraquecer a ordem democrática e a autoridade do Judiciário.  


Em conversas reservadas, magistrados avaliam que a proposta de anistia é mais um instrumento para estimular a base bolsonarista e pressionar o tribunal. Eles dizem que uma anistia, mesmo que aprovada pelo Congresso, não teria efeito prático porque certamente seria anulada pelo Supremo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CID E CAMILO ARTICULAM INSTALAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UVA NO PRÉDIO DO HOSPITAL DR. ESTÊVÃO, EM SOBRAL

O futuro Hospital Universitário da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), articulado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo ...